Yuki resolveu mesmo fugir dos nenéns. Toda vez que um dos nenéns se aproximava e tentava mamar, ela mudava de local. Chegou até a urinar no mosaiquinho. Sempre que fugia ou ficava mexendo insistentemente na mama esquerda ou aproveitava para dormir profundamente.
Primeira vez que isto acontece em casa... fiquei extremamente preocupada pois o tovzinho ficava num cantinho da gaiola sozinho, quietinho, abandonado enquanto o irmãozinho corria feito doido atrás da mãe, choramingando o tempo todo. Nos nascimentos ocorridos até então, as mamães ficavam praticamente tempo integral na parte de baixo da gaiola amamentando, mesmo quando tinha plataformas e tocas. Fiquei sem saber se ou ela estava com as mamas machucadas ou simplesmente cansou de cuidar dos nenéns ou se era uma baita lição de vida... Mas essa lição estava demorada demais!! Acompanhei do meio-dia às 21h e a vi amamentando somente duas vezes por um curto período. Sinceramente não sei a quantidade de 'mamadas naturais'* necessárias nesse intervalo de tempo, mas como eu nunca tinha presenciado este comportamento, achei melhor tomar alguma providência.
Consegui pegá-la e verificar as mamas. Tinha uma área inchada ao lado do mamilo do lado esquerdo (e somente da mama esquerda ela arrancou os pêlos em volta), mas não estava machucado. Desta forma, achei melhor retirar as plataformas e as tocas da gaiola, para que ela não tenha pra onde fugir... Acho que assim ela estranha menos do que eu colocá-la numa outra gaiola... ;-)
Se eu não fizesse isso, não conseguiria dormir sossegada. Mesmo assim me sinto insegura se a deixei estressada... Não gosto de deixar as fêmeas inseguras logo após o parto. Acredito que isto gera comportamentos inesperados e por vezes violentos contra os filhotes.
Uns 15 minutos depois de ter retirado as plataformas, a agitação na gaiola diminuiu e os nenéns estão mamando. Ufa! Espero que isto resolva... e não aconteça nada devido ao estresse causado por esta mudança.
* 'mamadas naturais': refiro-me a quantas vezes o neném realmente suga o leite da mamãe chinchila e por quanto tempo, sendo que o tempo todo está grudado nela. Em relação à amamentação manual eu sei a quantidade de leite a ser ministrado e intervalo de tempo a cada mamada, mas em relação à amamentação natural realmente não tenho conhecimento... :/
Não gostei nada nada de ver meu tovzinho abandonado. Olha a carinha de triste... que dó!
Nesta foto, tinha acabado de amamentá-lo manualmente.
Cheguei a amamentá-los manualmente antes de decidir tirar as plataformas.
Oi Katia, é a Tati da chin pink tov.. rsrs. Olha os bebes humanos mamam de três em três horas de 15 a 30 min. Mas os bebes chins eu procurei em um site americano e achei a seguinte informação: nas duas primeiras semanas de vida do bebe, ele se alimenta a cada duas horas, mesmo à noite. Quando o filhote chega a duas semanas de idade, o intervalo entre as mamadas é aumentado para três a quatro horas, se ele estiver ganhando peso adequado que segundo o site é de 2 a 4 gramas por dia.
ResponderExcluirQuando o filhote chega a quatro semanas de vida, o intervalo é de 4 a 6 horas. Esta programação de alimentação permanece até o filhote completar 8 semanas de idade.Com oito semanas, o filhote de chinchila deve começar a comer alimentos sólidos,mas dependendo do seu desenvolvimento ainda pode precisar de ser amamentado para manter seu peso.
Oi Tatiane, muito obrigada pela postagem informativa! =D A amamentação manual ocorre mesmo desta maneira... mas estou torcendo aqui para que não tenha que adotar esta medida. Por enquanto, tento utilizar outros métodos para que não tenha que interferir diretamente na amamentação... =) Pretendo utilizá-la somente em último caso... :P Bju
ResponderExcluir