terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Darktanhan lindo como sempre!

Depois de muito tempo, venho escrever!

Estive bastante ocupada (e estressada) desde que detectamos as pedras na bexiga do Darktanhan... a tensão de decidir se faria uma cirurgia ou não, se ele suportaria o pós-cirúrgico devido ao baixo peso...

Recebi orientações valiosas do Clube da Chinchila desde a suspeita das pedras ao pós-operatório... Em meio a tudo isso, o principal era que eu não poderia deixá-lo definhando! De um lado meu veterinário (que atendeu ao Darktanhan) dizia que Darktanhan não suportaria, de outro, o desespero do Clube em me avisar que a decisão tinha que ser tomada rápido, antes que fosse tarde demais. Fiquei perdida e confusa!

Tentei fazê-lo ganhar peso, mas apesar dos esforços em alimentá-lo de 2h em 2h (minha mãe durante o dia e eu durante a madrugada) por 2 semanas, ele perdia peso a cada dia... e decidi que se era para perdê-lo pouco a pouco, eu preferiria que fosse na mesa de cirurgia tentando salvá-lo. Liguei para o veterinário e marcamos a cirurgia.

Meu veterinário quando veio buscá-lo em casa ao despedir-se com o Darktanhan em mãos, abraçou-me forte. Forte demais a ponto de eu interpretar aquilo como um consolo. Me deu medo. Mas mantive o pensamento positivo. Eu não podia perdê-lo!

Quase não dormi, afinal, já me acostumara à rotina de acordar de 2h em 2h para alimentá-lo. E... sabendo que ele não estava comigo, a angústia e a ansiedade me dominaram. Cochilei e acordei ao toque do celular, com o meu veterinário dizendo que já já iam operá-lo. Logo que a cirurgia terminou, fui avisada. Tudo correra bem! Ai, graças a Deus! Meu veterinário disse: "Imagine 3 tijolos dentro da sua barriga!". Meu Deus, como Darktanhan estava sofrendo com aquilo! Meu veterinário esperou até que Darktanhan reagisse da anestesia para trazê-lo de volta... Quando Darktanhan chegou, quanta alegria, eu queria afofá-lo tanto!


Tive que acomodá-lo ao lado de duas garrafas pet com água quentinha para mantê-lo aquecido pois havia risco de hipotermia no pós-cirúrgico. Fiz curativo durante o período indicado pelo veterinário e em uma semana retirou-se os pontos. 

Darktanhan ficou muito mimado por conta de todo esse processo. Ele agora não come ração, e temos que oferecer uma dieta que supra suas necessidades. Enquanto ele recupera-se da cirurgia e ganha peso, não posso privá-lo dos outros alimentos e obrigá-lo a comer somente da ração.

Hoje, pouco mais de dois meses após a cirurgia, Darktanhan está com 473g (contra 384g quando foi operado) e está super bem, ativo e muito - mas muito mesmo - carinhoso. Dá a impressão que o carinho dele é de... gratidão. Amo meu Darktanhan pidão! =D

 



2 comentários:

  1. Aaaii Amiiga, eu me emociono cada vez que vejo a história do Darktanhan...sabe do que me lembro ??? da minha Boxer, Victória, foi uma lutaa para ela ficar viva, não foi cirurgia, mas ela pegou vermes mtoooo forte, e era nenemzinha, o vet disse que era pra me preparar, pois as chances dela sobreviver eram mto pocas, mas continuamos com as injeções, e ela só vomintando e perdendo peso..eu tbm acordava de madrugada para alimentá-la, mas ela soltava tudo..foi umagrande luta, e graças á Deus hje ela está super forte!!!não deixei vendê-la pra ninguém, fiiz um escândalo aki qdo vieram buscá-la..deu certo e pude ficar com ela!!!
    Sabe Kátia, tenho uma ligação enorme com a Victória, ela comigo, é um amor incondicional..assim como o Dakt entende??
    A nossa fé ajudou mtoo a salvá-los..só mesmo nós, que fazemos de tudo para vê-los bem, sabemos como é difícil ver o seu animalzinho, o seu amor de bicho, ir morrendo aos poucos..é horrível!!!
    Mas graças á Deus, e a São FRancisco de Assis, que hje estão fortes e saudáveis..Dakt está lindooo!!!e vc não sabe a minha felicidade de ver essas fotos recentes dele, super esperto..maravilhoso!!!
    Parabéns a você flor, que ficou o tempo todo do lado dele, parabéns a ele, que foi um guerreiro, um pequeno animal que aguentou tudo isso..e ao vet é claro...que conseguiu uma cirurgia ótima!!
    Beijos
    Fiquem com Deus
    amo vcs!!

    ResponderExcluir
  2. Kátia,

    estou muito feliz em saber que ele se recuperou bem.
    meus parabéns por você ser tão amorosa com os animais.
    Eu também amo muito os meus.

    Bj.
    Alê

    ResponderExcluir